sexta-feira, janeiro 20, 2006

Brandos demais

A recente falta de entusiasmo pela petição on-line a favor de Vila Viçosa como património mundial fez-nos despertar para um certo laissez faire laisser passer calipolense associado no entanto a uma resistência passiva com contornos de um Adamastor dos tempos modernos. Nos blogs de Vila Viçosa é muito fácil despertar a ira de 23 anónimos que nos sugerem que nos calemos perante factos. 23 pessoas foram as que assinaram a petição e nem todas eram do concelho.Se percorrermos as opiniões de alguns comentaristas nos diversos blogs sobre este assunto vemos que elas roçam a indiferença ou a sugestão para não nos metermos onde não somos chamados. Há já alguns anos surgiu um movimento calipolense denominado "Os amigos de Vila Viçosa" ou algo parecido que foi reduzido a cinzas pela falta de apoios e pela crítica social. Que movimentos promovem iniciativas de carácter cultural para além daqueles que visam objectivos elitistas e circunscritos? De que forma recebemos os nossos visitantes e que apoio lhes é prestado nas suas visitas turísticas? O que foi feito de verdadeiramente grandioso depois da construção do Palácio Ducal?
Não tenho dúvidas em afirmar que Vila Viçosa está fora de moda e que constitui uma réplica do que acontece com Portugal por comparação aos restantes países europeus; quando algo for feito neste concelho já existe aqui ao lado há muito tempo.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

mais um excelente post, cheio de sentido de oportunidade e criticas inteligentes.

se fossem lidas por pessoas inteligentes também poderiam ser consideradas como construtivas, infelizmente parece-me que há-de aqui receber mais uma chuvada de comentarios de pessoas que nao podem ser criticadas por serem demaisado frágeis, e por isso respondem sempre no mesmo tom já gasto por tantas ameaças terem feito.

os meus parabéns, continue assim.

Quanto à questão da petição parece ser mais facil lançar pescadas para o ar sob o anonimato do que darmos o nosso nome e a nossa cara, a isso chama-se cobardia.

Penso que esse assunto tb nos poderá levar a questionar sobre a verdadeira dimensão da blogosfera calipolense e da identidade dos anonimos, serão assim tantos??

Cumprimentos,
Assinante nº2 da petição

4:44 da tarde  
Anonymous estou atento said...

Gostaria de ler neste seu blog, profícuo em ideias (passa-se o mesmo com o restaurador), algo mais concreto e informativo. Por exemplo, porque não vai à Câmara Municipal e se informa de uma vez por todas sobre a situação em que se encontra a candidatura a património cultural e verificar qual o interesse que uma petição, como aquela que lançou, interessa ao projecto.
E já agora, não estou a lançar pescadas para o ar (a conversa da cobardia nos blogs já enjoa) estou apenas a pedir um pouco mais de objectividade.

O Grupo "Amigos de Vila Viçosa" não é um movimento e encontra-se presentemente com orgãos sociais eleitos em Assembleia Geral.

4:58 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home