segunda-feira, novembro 14, 2005

Ciladas

Acusados de esquecer as freguesias resolvemos transcrever este texto de um leitor da freguesia de Ciladas. O libato está disposto a transcrever comentários interessantes de todos, repito todos, os quadrantes políticos, desde que não contenham referências ofensivas ao autor deste blogue.
Que desenvolvimento?É uma boa questão, questão essa que eu também coloco muitas vezes. Fala-se muito de Vila Viçosa, mas por vezes as freguesias são esquecidas.
"Eu como habitante da freguesia de ciladas, fico todos os dias desiludido, desiludido com o facto de em ciladas não acontecer nada, excepto em vesperas das eleições, que é quando existe um corrupio de maquinas e de trabalhadores da camara pela aldeia desde madrugada até ao por do sol, incluindo fins de semanas. Fiquei espantado na semana posterior às eleições quando cheguei ao largo 25 de Abril (largo das Festas) e como por magia não havia nem trabalhadores nem maquinas. Porque seria????
Pois é, sobre a nossa freguesia à muito que contar. O Sr. Presidente da Junta foi questionádo sobre as suas obras na freguesia durante estes oito anos e sobre os rumores de não ter feito nada pelos jovens.
A sua resposta foi que durante o seu mandato colocou brinquedos nas escolas e que colocou bancos nos passeios para os idosos descançarem.
Agora eu questiono-me será que em Ciladas só existem pessoas dos 3 aos 10 anos e pessoas com mais de 65 anos. Os jovens em Ciladas estão desiludidos pois não tem condições para praticarem desporto, não existe uma biblioteca, nem um centro de convivio para jovens, não existem actividades culturais, não existe emprego na freguesia.
Foi feito um levantamento de necessidades à população de Ciladas, mais de 80% da população trabalha fora, desses 80% existe uma grande percentagem que gostaria e acredita na possibilidade de trabalhar dentro da localidade, (mas não actualmente)pois não existem infraestruturas (parque industrial para Ciladas ainda está no papel à 8 anos), o apoio a iniciativas locais também não existe.
Na freguesia não existe extracção de marmore, nem industria então as pessoas tem que se deslocar para fora do concelho para trabalhar na agricultura, sector que também está a travessar uma grande crise, em conclusão existem pessoas que só trabalham 4 meses no ano ou menos. Que soluções existem a nivel de emprego para Ciladas?
Foram gastos em calçadas novas em Ciladas só numa Rua 50.000€ e por sua vez na escola primária só existe uma casa de banho a funcionar para 44 alunos, na escola pré-primária as crianças não podem vir ao recreio, pois está cheio de fezes dos cães que passam pelas grades dos muros.
Outra questão que me coloco é: Onde vão ser feitas as procimas Festas da freguesia, pois no largo das festas está a nascer uma rotunda. As Rotundas servem para ajudar a escoar o transito, não entendo a sua necessidade pois no largo 25 de Abril só existe uma entrada e uma saída.!!!!
Existe muito mais sobre a freguesia de Ciladas e sobre a forma como se ganham ou "compram" votos, pois é escandaloso existir em Ciladas uma associação de reformados e idodos que não tem estatutos e recebe um subsidio da Junta dee Freguesia e da Camâra que lhes paga a renda das instalações, agua, electrecidade, faz a limpeza e até lhe coloca ar condicionado.Dá que pensar!!!!"

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Em primeiro lugar felicito este comentador!Pois aproxima-se da realidade.
De facto em ciladas existe uma enorme carência de infra-estruturas, tanto a nível cultural como lúdico e desportivo.
Mas como calipolense que sou (com muito orgulho) e frequentador de tais paragens (ciladas) tenho um reparo a fazer.
Repito novamente que falta muito por fazer!Contudo é reductor dizer que únicamente se fez uma rotunda!
Em S.Romão como todos sabem foi feito um esforço nomeadamente a nível do abastecimento de água, coisa que nínguem fala só quando falta.Entre outras coisas foram renovadas as condutas e introduzidos os projectos das etares.Num verão de seca extrema a nível nacional, ciladas como o resto do concelho de V.V. não sofreu com falta de água.Inclusivamente o nosso concelho deu assistência a esse nível ao concelho do Alandroal.Acerca disto nada se diz!
Em relação ao desporto penso que em Ciladas foi reestruturado o campo de jogos e está (se não estou em erro)a ser terminada a obra das bancadas agregadas ao dito campo.
Falou também de cinema e centro de convívio.Pois bem como habitante de Ciladas com certeza já deparou com um páinel que está perto da praça de touros (junto ao campo de jogos), esse páinel indica a futura construção de um pavilhão multi-funções.Ciladas vai ter o requerido espaço para cinema, convívio, lazer, cultura, etc...Penso que seria bom também comentar este tipo de iniciativas!Volto a repetir que muito falta por fazer, mas será tudo negativo como aqui neste blog querem fazer transparecer!
As rotundas!Se estou a ser incorrecto digam!As rotundas/samáforos são projectadas em parceria com o instituto nacional de estradas. Este instituto acreditado e assistido por técnicos profissionais dedica-se como indica o nome a realizar este tipo de obras.Será que o I.N.E. tem pessoas incompetentes, será que a câmara também tem técnicos incompetentes, será que somos todos incompetentes!Somos um país de incompetentes que nada somos capazes de fazer!Eu sinceramente penso que não!Acredito fielmente nos nossos técnicos (em diferentes áreas), que inclusive alargando-me um pouco, são muito requeridos no estrangeiro.
Dirigindo-me agora ao senhor cáustico.Quem tem que tranquilizar-se é o senhor, pois vive presso/obsecado com o passado nomeadamente com as eleições autárquicas.Segundo a sua resposta, diz que não pertence à minha classe!Em primeiro lugar devo dizer que não me conhece pessoalmente para se pronunciar a esse respeito, em segundo lugar digo-lhe que sou um simples comentador que em nada tem relação com política activa. Ao contrário de si tento manter-me informado acerca de temas relacionados com a minha terra.E como? Colhendo informações válidas e crediveis, assistindo a reuniões de câmara, assembleias, ouvindo debates,etc...Só assim é que tenho consciência e preparação para me pronunciar!Comecei os meus comentários neste blog (que erá de generalidades - passando a ser únicamente político)apontando-lhe imprecisões.Penso que "ouviu" as minhas palavras e já entendeu a essência delas.
Faço um apelo!Dê por vezes o beneficio da dúvida, informe-se e depois pronuncie-se com fundamento.Só assim pode contribuir para o tal desenvolvimento que todos nós ambicionamos.
By:REALISTA

P.S.- "Não publique só o que lhe convém, se o seu espirito é o de Abril não tente calar vozes contrárias"

4:41 da tarde  
Blogger cáustico said...

Quando disse que não era da sua classe não pretendia colocar-me em qualquer pedestal, tão só pretendia colocá-lo a si dentro da classe política. Pela forma veemente como defende a gestão camarária não é preciso juntar 2+2 para se concluir que o bichinho da CDU lhe corre nas veias.
Pela última vez lhe digo: não me informo de nada porque não sou jornalista; apenas relato aquilo que vejo e quando houver discrepâncias entre mim e V.Exª a esse propósito um de nós estará a necessitar urgentemente de ir ao oftalmologista. Desejo-lhe uma boa estadia nos locais que refere, como por exemplo a Assembleia Municipal mas para assistir à imensidão de ofensas verbais que lhe são características prefiro ir a um bar onde ao menos se beba alguma coisa.
Senhor Realista não me acuse de não conceder o benefício da dúvida a quem quer que seja porque V.Exª não imagina as dezenas de e-mails que já recebi a denunciar situações absolutamente kafkianas que envolvem alguns políticos e cidadãos da nossa praça mas como não posso atestar da sua veracidade inequívoca nada publico aqui. Garanto-lhe que se eu fosse político a falta de pudor já me tinha invadido o ego e eu não teria pejo algum de as apresentar neste espaço (e acredite que alguns nem pedem anonimato).
Reitero, uma vez que o senhor Realista só lê o que lhe convêm: escreva um texto fundamentado sem acusações a terceiros (incluivé à minha pessoa) e terá honras de primeira página. Que mais quer?

5:19 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Em primeiro lugar devo dizer que não pretendo de forma alguma relevo neste blog.Como todos sabemos este espaço virtual é seu.
Contudo, como cidadão sinto a obrigação/dever de defender os calipolenses, ou seja, em inúmeras situações foi dito neste blog que os concelhos vizinhos é que são os portadores do tal desenvolvimento.Este facto a meu ver afecta a sensibilidade dos mais atentos!Falando a nível de cultural - V.V. é o único concelho na área referida onde se realizam conferências, simpósios, palestras, exposições (pintura,escultura,fotografia,etc),todos estes eventos visam dinamizar e debater questões de interesse para o concelho.
Destes temas nem uma palavra!Penso que seria um tema interessante...
Sem ferir a sua pessoa - cáustico -visto que é muito delicado.Vou tornar a repetir a mesma coisa que lhe digo sempre, mas por outras palavras para ver se percebe!
As questões,que você aborda de carácter político, a meu ver têm de ser fudamentadas com informações válidas.Se assim não for remetemo-nos sempre para uma questão que invade o nosso panorama nacional, que é o falado chico-espertismo (comentado pelo presidente da república), que consiste em todos nós sabemos tudo, mas sem sabermos nada!Cada um manda um palpite e depois logo se vê.
Bem sei que não é jornalista, contudo, transparece em si um enorme interesse por apontar irregularidades por parte da C.M., a meu ver é legitimo esse acto.O que na minha opinião não se deve fazer é escrever textos dizendo coisas falsas, como aqui foi dito em várias ocasiões.
As pessoas que lhe enviam textos, algumas delas não dúvido que tenham razão, precisamente por esse facto é que deveriam informar-se e lutar pelos seus interesses (individuais na maioria dos casos). Julgo que o único meio para se informarem do que se pode e não fazer é irem aos locais que eu referi (ou exporem o caso directamente aos serviços camarários, ou então nas reuniões e assembleias de câmara).Se existe outro meio de resolver estas questões digam-me qual!
Mas pelos vistos, para si a informação credível é colhida nos cafés, bares e discotecas!
Enquanto existir este amorfismo que impera na nossa sociedade para quê falar de desenvolvimento!!

By:REALISTA

P.S.- "Ah! Volto a dizer-lhe que não sou político nem pretendo sê-lo!!" 1abraço....

3:52 da tarde  
Blogger cáustico said...

Diz que não é político mas se não o é disfarça muito bem porque se acaso assim não fosse não defenderia de forma tão tenaz as acções camarárias. Há-de reconhecer que a razão tende a distribuir-se pelos pratos da balança e que só aqueles que têm interesses pessoais directamente envolvidos nas questões pretendem deturpar esta lógica. A Câmara Municipal de Vila Viçosa, como todas as outras, não precisa de guardiões de templo, armados até à raíz dos cabelos dispostos a trucidar tudo e todos que ousem desafiar a ordem estabelecida. Precisa é de ser chamada à razão para certos problemas que afectam nem que seja um só cidadão a fim de que se encontrem soluções. Todos os blogs deste país que se configurem neste propósito são meritórios e só quem aposta no imobilismo e em frequentes teorias da conspiração é que pode discordar deste facto. Da meia-dúzia de vezes que falei com o professor Condenado, constatei ser um homem de princípios que acredita estar a fazer o melhor para o seu município, daí que os seus comentários verdadeiramente intolerantes e indiciadores de um excesso de zelo (daí a minha conclusão quanto à sua condição política)são eles mesmo "mais papistas que o Papa".
Nada me move pessoalmente contra o executivo camarário, o que move é a incúria, deliberada ou não, e as injustiças contra as populações. Qualquer comunista que encarne no pensamento dessa grande figura que foi Álvaro Cunhal comprenderá isto perfeitamente.
Por último já várias vezes me acusou de acusar, passo o pleonasmo,mas não foi capaz de dizer onde.
Cumprimentos...

5:42 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ciladas

Em relação ao comentário feito por um leitor, venho informá-lo que em relação ao desporto, é verdade que se fez um polidesportivo e que estão a ser construidas umas bancadas.Mas a minha questão é apenas uma, será que aquela construção que se dá por nome de polidesportivo vai ao encontro das necessidades da população, ou é apenas para nos calar a boca. Pois refiro que no polidesportivo só se pode praticar futebol e no Verão, pois o Polidesportivo não é coberto, quem não sabe praticar futebol, fica a olhar. Os alunos das escolas deveriam ter educação Fisica, duas vezes por semana, mas como não tem onde praticar desporto, o professor só se desloca à escola uma vez por semana onde fazem ginastica dentro da sala de aula, sem condições. Agora pergunto será que o Polidesportivo vai ao encontro das necessidades da população, pois visto também não existirem balneários de apoio.
Em relação à construção da rotunda no largo 25 de Abril (pois existe outra), não quero de forma alguma chamar imcompetentes aos tecnicos do INE, nem aos Tecnicos da Camara, apenas refiro que se está a destruir um largo que é necessário para fazer festas, já que se fala tanto hoje em dia em preservar a tradição e os costumes dos meios rurais, que poderão até vir a ser um atractivo para o Turismo, não entendo o porquê de destruirem algo que é tão estimado por todos.
Informo também o caro leitor que em relação ao projecto do Multi-Funções, não vai de forma alguma ao encontro das necessidades da população, pois o pavilhão vai ter capacidade para 100 pessoas sentadas, com a nmesna capacidade existe o salão de festas da casa do povo, o qual a Autarquia está informada que é insuficiente.
O Grupo Recreativo dos Amigos de S.Romão tem feito varios eventos ao longo dos 8 anos da sua existencia, é de referir o Carnaval, o carnaval em Ciladas tem vindo de ano para ano a aumentar o seu numero de participantes assim como o numero de visitantes para verem o desfile e variedades. Acontece que em anos que chove a sala de festas da casa do povo, não tem capacidade para colocar 1500 pessoas.
Em relação à falta de Agua no concelho, é verdade que não existiu falta de Agua na freguesia, mas é escandaloso o que se passa em Ciladas, pois na caixa do correio recebemos um bilhete informativo, a solicitar à população para poupar àgua, e por outro lado está à vista de todos o Deposito de Armazenamento de Agua a jurrar agua pelos campos fora.
Os problemas parecem ser resolvidos em cima do joelho, pois colocaram-se condutas de Vila Viçosa Para Ciladas, mas esqueceram-se de fazer uma caixas de desconpressão, o que vai originar que o deposito esteja sempre a deitar agua fora.
O leitor também falou da Etar, pois venho informá-lo que em Ciladas os esgotos continuam a ceu aberto, e que existe um ribeiro nas trazeiras da escola primária e trazeiras da Rua António Matos Costa onde correm esgotos, gostaria que imaginá-se o cheio no verão, e o perigo de doenças para as crianças.
Um abraço a todos os leitores e voltarei para comentar as inumeras carências da freguesia.

3:35 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home