sábado, novembro 12, 2005

As maiorias absolutas

Na corrida presidencial está um antigo primeiro-ministro que foi brindado com a primeira maioria absoluta em Portugal usando-a com grande prepotência como que procurando legitimar uma suposta procuração assinada em branco pelo povo português; foi o tempo das "forças de bloqueio" e do total desrespeito pela Oposição e pela Assembleia da República. Seria essa maioria absoluta que haveria de fazer vergar, mais tarde, toda a máquina do PSD pela excessiva concentração de auto-subjugados em torno da figura de Cavaco Silva. Um líder polarizador tem a particularidade de esmagar a cooperação com ideias concorrentes ou complementares conduzindo a uma situação onde apenas aqueles que se privam de ter ideias - e são bastantes - estendem as unhas para se agarrarem deseperadamente ao suco proveniente de uma maioria absoluta. Este cenário termina, como foi o caso, na falência total da imagem do líder pela inexistência e afastamento de pessoas que tenham a capacidade de auxiliar com ideias renovadoras mantendo sólida a estrutura .
A maioria dos políticos que reclamam maiorias absolutas fazem-no por razões idênticas às de Cavaco Silva; tornar inconsequentes as vozes de protesto, estender a ramificação aos compadrios e agir de forma isolada fechando-se numa concha à prova de som. Para quem ouse bater com os nós dos dedos nessa mesma concha existem os tais cuja única função é espantar a pardalada que ameaça as colheitas. Nada mais perfeito ! Vejam como Sócrates se torna progressivamente na esfinge que foi Cavaco Silva !
Acenar a bandeira da maioria absoluta para legitimar medidas que possam ser impopulares e para os quais ninguém deu o seu voto é uma atitude ignóbil que poderiam assemelhar-se à quebra de claúsulas contratuais que dariam direito a rescisão unilateral. Para bom entendedor...!

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Calipolenses atentos! Leiam os comentários feitos ao texto titulado "Parados no tempo".
By:REALISTA

12:58 da tarde  
Blogger cáustico said...

Eu diria mais; leiam todos os tópicos e comentários feitos neste blogue. É mais abrangente !!! Obrigado

5:42 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home